22 de jul. de 2014

Sobre testes vocacionais, sonho e profissão

Oi gente! Voltei ao blog finalmente. E voltei com um assunto que interessa muita gente, a escolha da profissão. Posso dizer que nunca fui uma pessoa exigente. Qualquer coisa estava bem pra mim.
Isso fez com que eu gostasse de muitas coisas diferentes e quisesse ser muitas coisas diferentes durante minha vida.

Psicóloga.
Modelo.
Química.
Arquiteta.
Decoradora.
Fotógrafa.
Bióloga.

Então eu poderia dizer que não fiquei nada impressionada quando fiz meu terceiro teste vocacional e o resultado foi: artístico. Embora tenham me olhado estranho por isso não fechar com minha faculdade de biologia, se me conhecessem de verdade, saberiam que o artístico é o meu eu mais puro.




Meu sonho desde criança é ser decoradora, tanto que passo a vida toda imaginando como vai ser minha casa quando morar sozinha. Porém, infelizmente, cursos de design no Brasil são terrivelmente caros e por isso não pude fazer faculdade do que realmente queria. Mas a biologia sempre foi encantadora pra mim, e era um dos cursos mais em conta (e por isso biólogos também recebem pouco na profissão). E aí estamos, eu e toda essa nomenclatura pra decorar. Mas se me perguntam: então está arrependida? NÃO! Eu amo o que estudo e só trocaria por design mesmo.

Além de decoração, o artístico também sugere modelo, musicista, fotógrafa e escritora. Quatro coisas que adoro fazer e talvez tente ser daqui um tempo, pelo fato de que todos dizem que tenho altura pra modelo e que escrevo e fotografo bem. Quem sabe não é? Agora, música... Faz parte de quem eu sou. Tocar violão e cantar desafinado é uma das coisas que mais me acalmam. ARTÍSTICO! ARTÍSTICO!

Em segunda opção fiquei com a profissão de professor. Daí me perguntam: qual tua meta no momento? Ser professora universitária de biologia. YES! Fiquei um pouco menos decepcionada depois desse cálculo haha. Já em terceiro lugar ficou a pesquisa e o laboratório (pra ser franca eu esperava que isso ficasse em segundo).

Mas em resumo, acho que o que eu realmente queria dizer é que não devemos nos abater por falta de apoio dos pais e amigos, ou pelo preço alto dos cursos, por ser longe ou qualquer outro motivo que possa te fazer desistir. Faculdade é algo sério. É seu futuro em jogo. É investimento, não custo. E você não vai querer exercer uma profissão que odeia, depois de passar anos estudando.

Mesmo que seja muita pressão, pense bem, não escolha por impulso. O diploma vai precisar conter algo que você goste. Não importa se irá fazer você ganhar um milhão ou mil. Um trabalho que você odeia torna sua vida infeliz. Você tem que ter amor pelo que faz pra fazer bem. E boa sorte ;)

0 Opiniões:

Postar um comentário